hepatites virais

Hepatites virais: Julho Amarelo na gestão de saúde corporativa

12 julho, 2023

As hepatites virais são doenças infecciosas que causam dano ao fígado. Elas podem ser transmitidas de diversas formas diferentes, e existem 5 tipos de hepatites reconhecidas no Brasil: Hepatite A, B, C, D e E.

Mais de 1 milhão de mortes no mundo inteiro são em decorrência das hepatites virais, e elas são consideradas um grande risco para a saúde pública. Para aumentar a eficiência no combate da doença e conscientizar a população sobre os perigos dela, a campanha de Julho Amarelo foi criada.

Incluir a campanha de Julho Amarelo na sua estratégia de gestão de saúde corporativa para prevenir as hepatites virais entre os seus beneficiários pode ser bem vantajoso, tanto a curto, quanto a longo prazo. Continue lendo para saber mais sobre as hepatites virais, como os beneficiários podem se prevenir e como usar o BI da Wellbe ao seu favor durante a campanha!

O que é a campanha de Julho Amarelo

A campanha de Julho Amarelo é dedicada ao combate e incentivo à prevenção às hepatites virais. Os diferentes tipos de hepatites constituem o segundo maior grupo de doenças infecciosas letais do mundo e, por esse motivo e vários outros, a campanha foi instituída no Brasil através da Lei nº 13.802/2019.

Caracterizadas pela inflamação no fígado, as hepatites virais são doenças infecciosas, mas também há hepatites não virais que podem ser desencadeadas pelo consumo excessivo de álcool, medicamentos, drogas, ou por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.

As hepatites virais se dividem em 5 tipos de doenças diferentes, como: A, B, C, D e E, com as três primeiras sendo as de maior ocorrência no Brasil. Algumas, como a A, são desencadeadas por más condições de higiene e saneamento básico, enquanto a B e a C pelo compartilhamento de fluidos e objetos que tenham tido contato com a corrente sanguínea.

No Brasil, a vacina está disponível para a prevenção das hepatites A e B, enquanto a C pode ser prevenida ao tomar os cuidados necessários.

Ações de saúde preventivas para as hepatites virais

Entre algumas das ações que a empresa pode elaborar para a campanha de Julho Amarelo e incentivar a prevenção às hepatites virais, estão:

  • Decoração do espaço físico com elementos da cor amarela, para chamar a atenção dos colaboradores;
  • Fazer palestras ou rodas de conversa com explicações sobre cada tipo de hepatite e como se prevenir;
  • Incentivar a vacinação contra os tipos A e B para titulares e dependentes;
  • Reforçar a importância do uso de preservativos, da limpeza correta de alimentos e esterilização de objetos que possam ocasionar no contato sanguíneo;

Como monitorar as hepatites virais no BI da Wellbe

O BI da Wellbe é a melhor solução para te ajudar na gestão de saúde corporativa e no direcionamento de estratégias para a campanha de Julho Amarelo! 

Em Detalhamento > CID você pode buscar o CID da doença para descobrir a incidência dela na apólice de saúde. Também é possível filtrar por intervalo de tempo, titularidade, operadora, etc. 

Os dados apresentados nas imagens são fictícios

Embora no exemplo esteja presente os dados sobre CID Z000, para pesquisar sobre as hepatites virais, é só digitar os CIDs B15, B16, B17, B171, B172 ou B19.

Dessa maneira, você poderá fazer uma campanha de Julho Amarelo mais assertiva e prevenir as hepatites com eficiência, garantido qualidade e bem-estar aos beneficiários!

Quer ter acesso a dados inteligentes de saúde corporativa em apenas alguns cliques? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais!

Leia também

Deixe seu comentário