construir uma empresa saudável

Os 5 passos para construir uma empresa saudável

01 março, 2023

Muito se fala sobre ter ou construir uma empresa saudável, mas você sabe o que isso realmente significa? Algumas pessoas pensam que uma empresa saudável é aquela que oferece benefícios relacionados à saúde, mas o conceito vai muito além disso.

Para construir uma empresa saudável, é necessário levar em conta uma série de fatores; sim, oferecer benefícios também é muito importante, mas também é preciso estabelecer uma cultura positiva, incentivar uma comunicação amigável e o trabalho em grupo, ser transparente, investir em tecnologia, entre outras coisas.

Continue lendo e descubra os 5 passos para construir uma empresa saudável.

1. Defina uma visão clara e consulte os colaboradores

Quando falamos sobre construir uma empresa saudável, pode parecer que isso se aplica apenas a empresas iniciantes, mas qualquer organização pode e deve revisar e, se necessário, reconstruir os seus processos.

A melhor maneira de realizar essa tarefa é montar uma pesquisa interna e perguntar para os próprios colaboradores o que eles pensam ser os pontos de melhoria para a empresa. Para algo mais direcionado, é bom fazer perguntas como:

  1. Existe algum tipo de benefício que você deseja que a empresa ofereça?
  2. Há algo que possamos fazer para melhorar a comunicação entre o time?
  3. Como podemos te auxiliar no seu desenvolvimento profissional?

Outra opção é o clássico eNPS (employee Net Promoter Score). Ele funciona como o NPS normal, porém com a intenção de descobrir o nível de satisfação dos colaboradores com a empresa e se eles a recomendam como um bom lugar para trabalhar. Para que os colaboradores possam dar sugestões, é recomendado que seja disponibilizado um campo para comentários.

Após seguir esse passo, será muito mais fácil montar uma estratégia e planos de ação para aumentar a salubridade da sua empresa.

2. Crie uma cultura empresarial positiva

A cultura da empresa é muito mais do que aquela apresentação bonita que se faz no momento do onboarding, ou as palavras escritas na parede do escritório. Uma cultura empresarial positiva se trata de ações.

Incentivar o desenvolvimento profissional através da criação de PDIs (Planos de Desenvolvimento Individual), instaurar uma cultura de feedbacks, ter um plano claro de cargos e salários, incentivar uma comunicação amigável e horizontal, oferecer benefícios relacionados ao bem-estar, desenvolver a liderança positiva, entre outros, são algumas das coisas que se pode fazer para tornar o ambiente de trabalho ainda mais agradável e para melhorar a retenção de talentos.

case de sucesso empresa

3. Seja transparente e estabeleça metas e objetivos claros e realistas

Objetivos e metas não são e nunca serão os inimigos — o problema é quando eles não são realistas. O melhor a se fazer é alinhar as expectativas dos colaboradores com as da empresa para que eles, por sua vez, possam entregar o que lhes é esperado e ainda manter uma admiração pelo local onde trabalham.

Isso também entra na categoria da transparência. A empresa não deve apenas comemorar seus feitos, como também deve ser honesta com os seus colaboradores sobre quando a situação não está tão favorável. É fundamental que os funcionários saibam do momento em que se encontram como profissionais, a situação da equipe e a da empresa como um todo também.

4. Invista em inovação e tecnologia

A tecnologia está cortando os empregos? Esse é um medo constante, mas podemos garantir que não, a tecnologia está apenas os adaptando e os tornando mais otimizados

Contratar plataformas que possam facilitar o dia a dia do seu colaborador pode, inclusive, incentivá-lo, pois elas acabam fazendo seu trabalho fluir muito mais. O BI da Wellbe, por exemplo, ajuda na otimização do trabalho operacional relacionado à gestão de saúde corporativa.

E quando falamos em tecnologia, não é necessariamente sobre plataformas, como também no investimento em equipamentos físicos modernos para que os colaboradores trabalhem de maneira cada vez mais confortável e fiquem menos propensos a desenvolver doenças ocupacionais, como LER/Dort.

5. Continue fazendo este acompanhamento periodicamente

Por fim, para construir uma empresa saudável é fundamental monitorar e avaliar constantemente os resultados do que foi feito nos passos anteriores. Isso permite identificar problemas e pontos de melhoria, e tomar as medidas necessárias para corrigir os rumos da empresa e garantir sua sustentabilidade.

É essencial que a empresa se mantenha atualizada sobre as necessidades dos seus colaboradores e o que ela pode fazer para reduzir a rotatividade de pessoal. Desde que a instituição ouça seu quadro de funcionários, bote as ideias na prática e se esforce constantemente como um todo para ser um ambiente agradável de se trabalhar, ela se manterá como uma empresa saudável.

E aí, curtiu o artigo? O que você pensa ser fundamental para construir uma empresa saudável? Conta pra gente nos comentários!

Leia também

Deixe seu comentário